
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), beneficiou mais de 15.804 mil animais de estimação nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e do litoral paranaense com procedimentos cirúrgicos gratuitos ao longo de cinco ciclos, iniciado em 2020. Desse montante, 1.658 procedimentos foram realizados durante a quinta fase, iniciada em novembro de 2025 e que se estenderá até o próximo mês.
De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira (27), foram feitos 13.712 atendimentos na Grande Curitiba, com destaque para a Capital, com 1.783 cirurgias. Já no Litoral o programa castrou 2.092 pets. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
O impacto total, porém, é ainda mais significativo. Segundo a coordenação do CastraPet Paraná, a proposta preveniu cerca de 214 mil nascimentos em potencial, ajudando na redução da população de animais de rua e na prevenção de doenças. O cálculo leva em conta a estimativa, contabilizada pelo próprio programa, de 60% de fêmeas atendidas, com duas ninhadas por ano e quatro filhotes por ninhada.
Além da esterilização, o CastraPet contempla vacinação, microchipagem e orientação à população, contribuindo para a prevenção de zoonoses e para a proteção da saúde animal e humana. Os públicos-alvo são a população de baixa renda, pessoas vinculadas a organizações da sociedade civil e protetores independentes.
Outro objetivo do programa é promover a educação da população sobre a tutela responsável de cães e gatos, fortalecendo a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes. Essa ação educativa é, inclusive, um dos requisitos para a participação dos municípios no projeto. Além disso, o programa prevê a intensificação da vacinação antirrábica dos animais, medida fundamental para a prevenção da raiva e para a promoção da saúde pública.
AGENDA –A caravana do CastraPet Paraná passará por mais 13 municípios do Estado no próximo mês para concluir o quinto ciclo. A programação começa no dia 11 de novembro, em Ouro Verde do Oeste, e vai até o dia 26, em Mato Rico. Ao todo, a previsão é que mais 2.048 animais sejam beneficiados no período.
Para agendar um horário para a castração dos bichinhos, o cidadão deve ir diretamente em um dos pontos determinados pela prefeitura da sua cidade, parceiras do Estado nesta iniciativa. No momento da inscrição os tutores já receberão todas as orientações sobre o pré e pós-operatório. Já no dia do procedimento, também são entregues medicamentos para os cuidados após a cirurgia dos animais, além da aplicação de um microchip eletrônico para identificação, e, no caso dos machos, um colar elizabetano para proteção pós-operatória
Confira a agenda de novembro do CastraPet Paraná:
11/11 – Ouro verde D’Oeste
12/11 – São José das Palmeiras
13/11 – Vera Cruz do Oeste
14/11 – Ramilândia
16/11 – Matelândia
17/11 – Medianeira
18/11 – Missal
19/11 – Santa Terezinha do Itaipu
20/11 e 21/11 – Catanduvas
23/11 – Saudade do Iguaçu
24/11 – Pitanga
25/11 – Boa Ventura de São Roque
26/11 – Mato Rico
Caruaru - PE Secretaria de Educação de Caruaru leva projetos exitosos da área inclusiva para o XII Congresso Nacional de Educação, em Campina Grande
Legislativo - MT Wilson Santos defende políticas de segurança alimentar e apoio a famílias vulneráveis
Piauí Defesa Civil emite alerta de tempestades com ventos fortes e risco de granizo em várias regiões do Piauí nesta quarta (28)
Tocantins Governo do Tocantins destaca valorização dos servidores públicos, com mais de 165 mil progressões desde 2021
Acre Entre plantões e salas de aula, servidores do Acre fazem da dedicação diária um instrumento de cuidado e transformação
São Paulo Operação da Polícia Civil prende cinco investigados por infiltração do crime organizado no transporte coletivo de SP
Sergipe Governo de Sergipe amplia acesso à cultura e ao lazer com visitas de instituições sociais à Vila da Criança
Sergipe Plataforma GO Sergipe oferta 663 vagas de emprego nesta quarta-feira, 28
São Paulo Festa do Imigrante, Festival Literário, concerto dedicado à MPB: veja destaques culturais da semana em SP Mín. 20° Máx. 32°