Domingo, 16 de Março de 2025
21°

Tempo limpo

Guaíra, SP

Geral Espírito Santo

Sedu apresenta Cadernos de Práticas Experimentais

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento e a consolidação das habilidades em Matemática e Ciências, a Secretaria da Educação (Sedu) acaba de dis...

14/02/2025 às 21h07
Por: Maria Mandú Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento e a consolidação das habilidades em Matemática e Ciências, a Secretaria da Educação (Sedu) acaba de disponibilizar os Cadernos de Práticas Experimentais para os estudantes do Ensino Fundamental (EF). Os materiais foram elaborados sob a perspectiva do ensino investigativo, proporcionando aos alunos uma aprendizagem dinâmica e interativa.

Os Cadernos de Práticas Experimentais de Matemática são destinados aos estudantes do 5º ao 9º ano, enquanto os de Ciências atendem os alunos do 6º ao 9º ano. Esses recursos pedagógicos foram desenvolvidos para subsidiar professores e alunos na construção do conhecimento por meio de atividades práticas e metodologias diversificadas, respeitando as diferentes formas de aprendizagem.

De acordo com a gerente da Educação Infantil e do EF, Rafaela Teixeira Possato, a iniciativa ganha ainda mais relevância no contexto de 2025, definido, pela Sedu, como o "Ano da Matemática e suas Conexões”. Nesse cenário, a experimentação matemática é incentivada como uma ferramenta essencial para a construção do raciocínio lógico e da resolução de problemas. Já as práticas experimentais de Ciências ampliam a capacidade investigativa dos estudantes, promovendo pesquisas e abordagens inovadoras dentro do componente curricular”, destacou a servidora.

Ainda segundo Rafaela Teixeira Possato, os materiais estão disponíveis na Rotina Pedagógica Escolar de Matemática e nas Orientações Curriculares de Ciências 2025, além de poderem ser acessados no site do Currículo do Espírito Santo. “Esse projeto fortalece o aprendizado ao tornar os conteúdos mais atrativos e acessíveis, incentivando a experimentação e a investigação. Estamos estimulando a curiosidade e o protagonismo dos estudantes, tornando o ensino mais significativo e conectado à realidade deles", declarou.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários