O estado do Piauí se destaca como um dos principais atores na corrida pela descarbonização industrial e desenvolvimento sustentável no Brasil. A recente Semana H2Talent, realizada de 25 e 29 de novembro, consolidou o compromisso piauiense com a inovação e a sustentabilidade no setor energético.
O evento, promovido pela Investe Piauí, com apoio de universidades europeias e do programa europeu H2Talent, foi um marco para o planejamento estratégico e a capacitação profissional em energias renováveis e hidrogênio verde (H2V). De 25 a 27, a programação aconteceu em Teresina. Em 28 e 29, em Parnaíba e Luís Correia.
A escolha do Piauí para sediar o evento não é por acaso. O estado possui um potencial imenso para a geração de energias renováveis, especialmente solar e eólica, e tem se posicionado como um hub promissor para a produção de hidrogênio verde. A iniciativa alinha-se perfeitamente às metas nacionais de redução de emissões de carbono e a busca por uma matriz energética mais limpa e sustentável.
Durante o evento, especialistas e autoridades debateram temas cruciais para a consolidação do Piauí como um líder na transição energética. Dentre os tópicos, destacaram-se estratégias para a formação de hubs de H2V, a importância do reuso de água para a sustentabilidade da cadeia produtiva e as oportunidades de emprego geradas no setor portuário e comércio internacional.
Na quinta-feira (28), a equipe H2Talent e representantes da Investe Piauí, SEPLAN, ZPE Piauí e Companhia Porto Piauí se reuniram para alinhar as informações e conhecer as instalações da ZPE Parnaíba. Após o encontro visitaram as obras do Porto e Escola do Mar. Na sexta-feira (29), o workshop de capacitação realizado na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) foi espaço para a disseminação de conhecimento e troca de experiências.
A formação de mão de obra local foi um ponto de destaque, com o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo, enfatizando a necessidade de “capacitar profissionais para que permaneçam no estado, impulsionando o desenvolvimento regional”.
A UFDPAR, representada pelo vice-reitor Vicente Lopes, reafirmou o compromisso da universidade em ser “um elo fundamental entre o conhecimento acadêmico e o desenvolvimento prático, destacando o papel da instituição na formação de profissionais qualificados e no suporte a projetos que atendam aos interesses da comunidade”.
A assinatura de quatro memorandos de entendimento com empresas parceiras durante o evento sinaliza um voto de confiança dos investidores no potencial piauiense e reforça a atração de investimentos globais para a região.
O alinhamento do Piauí com as metas de descarbonização industrial e desenvolvimento sustentável é evidente. O estado não apenas busca a incrementação da economia, mas também se posiciona como um exemplo de integração de políticas públicas e capacitação profissional.
Parcerias estratégicas podem acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e a Semana H2Talent deixa um legado de esperança e otimismo. O Piauí mostra que é possível aliar crescimento econômico à sustentabilidade.
Mín. 21° Máx. 26°