Entre os dias 16 e 20 de setembro, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa realiza a 33ª Semana de Comunicação (Secom), com o tema “Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público”. O evento oferece palestras à comunidade de interesse, bem como oficinas e visitas técnicas dirigidas a estudantes. As inscrições e a participação são gratuitas.
Entre os painelistas estão a jornalista Lynara Ojeda, de Florianópolis; o repórter e crítico Pedro Alexandre Sanches, de São Paulo; e a professora Maíra Bitencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de Brasília. As conferências iniciam pela manhã, no auditório da Associação Brasileira de Odontologia, no Jardim Carvalho. Oficinas e cursos rápidos de aperfeiçoamento ocorrem nos laboratórios do Departamento de Jornalismo durante toda a semana.
As formações envolvem pesquisa no banco de dados do IBGE, fotografia, diagramação, conteúdos digitais, práticas anti-racistas, imprensa literária, crítica de cultura, checagem e assessoria de comunicação. Outro destaque na programação são as visitas técnicas a veículos de comunicação em Curitiba e Ponta Grossa, além de saídas de campo a acervos e espaços culturais. O coordenador do curso de Jornalismo da UEPG, professor Ivan Bomfim, afirma que a Secom é um dos principais eventos no calendário do departamento. “Alunos e professores se mobilizam para trazer convidados de importância e disponibilizar atividades práticas que terão impacto muito positivo na formação dos novos jornalistas, sendo uma celebração da importância do trabalho jornalístico de qualidade”, ressalta.
A coordenadora da edição, professora Graziela Bianchi, também entende a Semana como um momento importante para debates e compartilhamento de ideias. “A participação de todo curso em distintos espaços para trocas de informações nos traz experiências e vivências muito ricas e que são valorizadas por todos e todas nós, por isso o esforço em incentivar esses eventos”, declara. A 33ª Secom é uma realização do Departamento de Jornalismo da UEPG, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), projeto Elos (Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã), com apoio do Mestrado em Jornalismo e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Atuam na organização do evento estudantes bolsistas de extensão e de pesquisa, com apoio da Fundação Araucária.
Para se inscrever, basta comparecer ao Departamento de Jornalismo, Bloco C, Campus Centro.
Serviço
33ª Semana de Estudos em Comunicação
de 16 a 20 de setembro de 2024
Tema: Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público
Local: Departamento de Jornalismo e Auditório da ABO
Atividades: Palestras, Oficinas e Visitas Técnicas
Organização: Departamento de Jornalismo/UEPG
Apoio: projeto Elos (Jornalismo, direitos humanos e formação cidadã), PPGJor-UEPG, Secisa, Proex, Centro Acadêmico João do Rio.
Contato: (42) 3220 3389
Texto: Jornalismo UEPG | Fotos: Domitila Gonzalez* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Mostrar mais comentáriosVeja tambémGeral Indígenas fazem corrida de toras em Brasília em defesa do cerrado Piauí Piauí lança curso executivo para fortalecer políticas de primeira infância FINANÇAS E FAZENDA Sefa apreende 32 toneladas de minério de cobre no Araguaia
Mín. 22° Máx. 37°