Domingo, 15 de Setembro de 2024
36°

Tempo nublado

Guaíra, SP

Geral Maranhão

Encerramento do I Workshop de Turismo Náutico do Polo São Luís destaca potencial e futuro do setor no Maranhão

o evento reuniu especialistas, empresários, alunos e autoridades para discutir as oportunidades e desafios do turismo náutico no estado.

04/09/2024 às 19h40
Por: Maria Mandú Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do evento (Foto: Divulgação)
- A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do evento (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou com sucesso o I Workshop de Turismo Náutico do Polo São Luís, realizado nos dias 29 e 30 de agosto. Com o tema "Turismo Náutico e diversificação da oferta turística nos municípios do Polo São Luís", o evento reuniu especialistas, empresários, alunos e autoridades para discutir as oportunidades e desafios do turismo náutico no Maranhão.

Na abertura do evento, o quarteto de saxofone da Escola de Música Lilah de Lisboa levou emoção ao apresentar músicas genuinamente maranhenses, para valorizar a cultura e os artistas da região.

No primeiro dia, o workshop contou com uma série de painéis que abordaram temas como as oportunidades e desafios do turismo náutico e o potencial da prática de esportes como atividade turística. Além disso, os palestrantes ressaltaram a importância de um ambiente sustentável, e a comercialização de atividades esportivas e passeios náuticos no estado.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância do evento que abordou temas que podem tornar o turismo náutico como uma das principais atividades do Polo São Luís.

“Esta foi uma grande oportunidade de discutir novos roteiros turísticos aqui no Polo São Luís e seu universo de possibilidades. Estes debates são necessários para discutir as melhorias que podem ser feitas para que o visitante, ao chegar no Maranhão, possa explorar nossos atrativos e conhecer o estado através das águas da nossa cidade”, enfatizou.

Além das discussões, o evento contou com a exposição de miniaturas de embarcações feitas pelos alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Estaleiro Escola. Em uma espécie de feira, o Workshop apresentou uma mostra de artesanato local, com os artesãos do Programa Brasileiro de Artesanato (PAB) e também um balcão direcionado ao atendimento do Cadastur, reforçando a importância da integração entre o turismo e a cultura maranhense.

O segundo dia do workshop iniciou com uma visita técnica ao Espigão Costeiro, onde os participantes e empresários do turismo puderam conhecer as atividades náuticas promovidas pela Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão (Aven-MA). A visita proporcionou uma visão prática do potencial do turismo náutico na região.

Durante a visita técnica, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar sobre os desafios do turismo costeiro no Polo. Os empresários expuseram suas ideias que podem representar um avanço na economia e na propagação das atividades do setor.

Em seguida, foram realizados dois passeios náuticos simultâneos: um no município de Raposa e outro pela Baía de São Marcos, oferecendo aos participantes uma experiência direta das belezas naturais e do potencial turístico da área.

Durante o encerramento, o subsecretário de Turismo, Luiz Thadeu Nunes Silva, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do turismo náutico no Maranhão:

"O turismo náutico é uma área com grande potencial de crescimento no Maranhão. Este evento foi fundamental para valorizar e mostrar o que nossa região tem a oferecer. Estamos trabalhando para que o turismo náutico se torne uma atividade constante e disponível durante todo o ano, para que os turistas possam aproveitar as belezas naturais da nossa ilha", destacou.

Clisfer, diretor da empresa Namaré, também aproveitou o passeio para ressaltar a ideia de sustentabilidade no turismo náutico. Ele defende o argumento que esta é uma atividade que valoriza a identidade da região.

"Desenvolver o turismo náutico aqui em São Luís vai proporcionar melhores oportunidades para quem já conhece a nossa região e para aqueles que ainda vão descobri-la. Além disso, é crucial preservar nossa identidade e história, garantindo que o turismo aqui não se limite apenas aos Lençóis Maranhenses, mas que também valorize nossa herança náutica e turística”, pontuou.

Ademar Danilo, proprietário do Reggae Cruise, um passeio náutico temático de reggae, disse que a iniciativa busca promover a cultura enraizada na cidade, enquanto os visitantes apreciam as belezas naturais da ilha. Ele afirmou que tem planos para ampliar a visibilidade e a acessibilidade desse tipo de turismo ao longo de todo o ano.

“O passeio vai ser divulgado ainda mais e vai entrar no calendário normal para o ano todo. Queremos garantir que o turista, ao chegar, tenha essa opção disponível, porque temos um mar lindo e o privilégio de São Luís ser uma das três cidades do Brasil com canais naturais. É uma oportunidade de mostrar o que há de mais bonito na nossa ilha", pontuou.

O I Workshop de Turismo Náutico do Polo São Luís se despede com a promessa de ser incorporado ao calendário anual de eventos do estado, firmando-se como um marco para o desenvolvimento do turismo náutico no Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários