Em 2015, ao retornar para uma temporada em Campinas, participei da revitalização do Largo do Pará que devolveu ao próprio público as condições para ser frequentado por idosos, crianças e demais faixas etárias de moradores desta região do Centro campineiro.
Nossa participação deu-se através de um grupo noturno de caminhada e corrida mantido pela Academia Rio Branco instalada em frente à praça na avenida Francisco Glicério. A ocupação do espaço público, iniciativa do comércio/comunidade, deparou com necessidades estruturais que conduziram ao acionamento da gestão pública por meio da solicitação de serviços que durou um ano aproximadamente. Tratavam de reparos de forma geral: do calçamento à iluminação da praça. Ao final do processo foi um sucesso, garantindo o retorno da convivência comunitária antes prejudicada inclusive no período diurno e abrindo caminhos para a promoção da qualidade de vida dos moradores do entorno.
Nos últimos dias, estive em Campinas e pude desta vez presenciar a iniciativa da administração municipal no Jardim Proença. Um movimento, portanto, diferente de 2015 com relação ao protagonismo no espaço público e convidando a população a ocupá-lo: a instalação de academias ao ar livre, ciclovias e passarelas no canteiro central da avenida principal do bairro, a Princesa D'Oeste. Até 2020, quem era do Proença tinha que contar com a estrutura do Cambuí, bairro vizinho, que possuía as instalações no canteiro central da avenida principal do bairro, a "Norte/Sul".
A surpresa e a admiração, com tudo que presenciei, resgataram o meu passado na cidade e, principalmente, a lembrança da inesquecível e ousada sugestão do Rubem Alves sobre espalhar balanços para adultos nas praças públicas garantindo alegria, saúde mental e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, fez-me lembrar da série "Ciclovias" da extinta página "Guaíra em Pauta", de junho de 2021, em que junto com a comunidade guairense apontamos 5 localidades que se beneficiariam de ciclovias no município na contramão da proposta única e governamental de instalar uma ciclovia na marginal do Parque Maracá, a Av. Gabriel Garcia Leal.
Mais detalhes no perfil Blog do Camilo (Instagram), nos destaques. Para quem for candidato(a) a vereador(a) e quiser conhecer mais e, quem sabe, abraçar a causa, estou a disposição.
Mín. 24° Máx. 34°