Sábado, 13 de Julho de 2024
17°

Parcialmente nublado

Guaíra, SP

Geral Maranhão

Lançado edital com mais de 120 vagas para novos alunos da Escola de Música do Maranhão

A solenidade de lançamento foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão.

10/07/2024 às 01h20
Por: Maria Mandú Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Edital foi lançado no ano em que a Escola de Música do Maranhão completa 50 anos de fundação (Foto: Fernando dos Anjos)
- Edital foi lançado no ano em que a Escola de Música do Maranhão completa 50 anos de fundação (Foto: Fernando dos Anjos)

A Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (Emem) lançou nesta terça-feira, 9, edital para seleção de 123 novos alunos para cursos de Instrumentos Musicais e Canto Lírico, nos níveis Básico, Intermediário e Técnico. A solenidade de lançamento foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão.

O edital 2024 de seleção para novos alunos foi lançado no ano em que a Escola de Música do Maranhão completa 50 anos de fundação. Criada em 1974, a "Lilah Lisboa de Araújo" funciona em um sobrado do século XVIII, localizado na Rua da Estrela, 363, Praia Grande, onde viveu a professora de piano que lhe dá nome. Em 2022, a escola recebeu ampla reforma e a unidade passou a integrar a rede vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

“É um edital que garante oportunidades, palavra de ordem no governo Carlos Brandão. A gente está falando aqui de arte, de cultura, de educação, de novos profissionais que vão entrar para o mundo da música. A gente quer que essas pessoas possam manter essa tradição da Escola Lilah Lisboa, que já revelou muitos talentos para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o governador em exercício.

Trompetista e professor com sólida formação acadêmica e carreira musical diversificada, o ex-aluno e atual diretor da Emem, Daniel Cavalcante, reconhece a importância da abertura de vagas para a formação de novos músicos profissionais.

“É uma cobrança muito grande da sociedade por esse momento tão esperado, que é adentrar a Escola de Música, assim como eu entrei há muito tempo atrás, assim como vários outros professores da Escola de Música. É uma demanda que a gente precisa atender anualmente. Agora vamos poder lançar e atender a sociedade da melhor forma possível”, comemora.

O secretário de Estado da Educação (Seduc) em exercício, Anderson Lindoso, destacou a importância social e cultural da Escola de Música do Maranhão como equipamento público de formação de novos instrumentistas.

“Nós formamos técnicos em música, técnicos musicistas que estão aí, espalhando seu talento por todo o Maranhão. O nosso estado é muito cultural e tem a cultura muito forte, a música muito forte, e a Escola de Música faz parte dessa história”, frisou Lindoso.

Para o cantor Fernando de Carvalho, coordenador artístico da Emem, o lançamento do edital de seleção para novos alunos da Emem garante a possibilidade de formação técnica e gratuita em música para novas gerações de artistas maranhenses.  

“Nós teremos um processo seletivo para que a gente possa continuar beneficiando a sociedade, os artistas da nossa terra, com um ensino da música, um ensino público, um ensino gratuito. Isso é muito importante, porque nós realmente somos uma mola propulsora, uma formadora. A Escola de Música é formadora de uma quantidade incrível de grandes músicos", ressaltou.

A solenidade de lançamento do edital para seleção de novos alunos da Emem contou ainda com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, além de professores da Emem e artistas maranhenses. 

VAGAS

Nível Básico

De acordo com o edital, na modalidade Nível Básico serão disponibilizadas 65 vagas para o curso em Instrumento Musical (para candidatos a partir de 11 anos de idade) e curso básico em Canto Lírico (para candidatos a partir de 15 anos de idade).

Nessa modalidade, crianças entre 11 e 12 anos poderão ocupar 20 vagas em cursos básicos de Percussão, Violão Clássico, Violão Popular, Violino e Violoncelo. Já para os candidatos com 13 anos de idade ou mais serão ofertadas 41 vagas para cursos básicos de Bandolim, Cavaco, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Percussão, Trompa, Tuba, Violão Clássico, Viola, Violino e Violoncelo. Ambos nos turnos matutino e vespertino. 

Ainda na modalidade Nível Básico, serão abertas quatro vagas para o Curso de Canto Lírico, para candidatos a partir de 15 anos - somente no turno matutino. 

Nível Intermediário

Para o Nível Intermediário, serão 42 vagas para candidatos com 13 anos ou mais para formação nos seguintes instrumentos, nos turnos matutino e vespertino: Bandolim, Cavaco, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Percussão, Trompa, Tuba, Violão Clássico, Violão Popular, Violino, Violoncelo. Também no Nível Intermediário serão abertas três vagas para o curso em Canto Lírico, no turno matutino, voltado para jovens com 15 anos ou mais.

Nível Técnico

Já o Nível Técnico vai disponibilizar 15 vagas no turno matutino para qualificação em Cavaco, Contrabaixo acústico, Contrabaixo elétrico, Guitarra, Percussão, Trompa, Tuba, Violão Clássico, Violão Popular, Violino e Violoncelo.

Está aberta, ainda, uma vaga em Nível Técnico, no turno matutino, para o curso de Canto Lírico - apenas para pessoas a partir de 15 anos de idade.  

Etapas

Testes Teórico e Prático

Os testes para todos os cursos serão realizados em duas etapas: a primeira fase será classificatória e eliminatória, abordando Teoria e Percepção Musical em uma prova teórica de múltipla escolha e quatro questões práticas de ritmo e solfejo.

Na segunda etapa será prova prática no instrumento musical escolhido ou em canto lírico, em que o candidato deverá executar exercício, estudo ou peça musical.

Inscrições

As inscrições para o seletivo serão realizadas exclusivamente no formato on-line, de 11 a 15 de julho de 2024.  Entre os dias 22 e 26 de agosto serão realizados os testes de Teoria e Percepção Musical, de forma presencial, na sede da Emem - localizada na Rua da Estrela, 363, bairro Praia Grande, em São Luís.

Nos dias 1, 2, 5 e 6 de agosto serão realizados os testes de instrumento musical ou canto lírico para todas as modalidades. O resultado final do seletivo será divulgado no dia 9 de agosto e o início das aulas para os candidatos selecionados será no dia 19 de agosto.

O quadro de vagas completo e a íntegra do edital estão disponíveis no site da Seduc (educacao.ma.gov.br).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários