Sábado, 13 de Julho de 2024
17°

Parcialmente nublado

Guaíra, SP

Geral UEPG

UEPG celebra parceria com EBC para nova programação da TV Educativa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa formalizou, na manhã desta terça-feira (09), parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para transm...

09/07/2024 às 19h59
Por: Maria Mandú Fonte: UEPG
Compartilhe:
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa formalizou, na manhã desta terça-feira (09), parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para transmissão dos programas da TV Brasil na grade da TV Educativa da UEPG, canal 14.1. O momento representa uma nova fase para o canal da instituição, que agora terá maior independência na gestão da programação.

A adesão à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP-TV) garante a transmissão na qualidade de associada. Na prática, o canal poderá atuar na gestão da rede, com mais flexibilidade na inserção de programação própria. Dentre as novidades, a TVE passará a transmitir os jogos da série B do Campeonato Brasileiro, com destaque ao Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec).

“A mudança para a TV Brasil é um caminho para o fortalecimento público da TVE, em uma relação de parceria, pois poderemos produzir conteúdo para circulação nacional”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Segundo ele, a nova fase demonstra, também, uma nova TVE, que se faz em um espaço de grandes debates, locais e nacionais.

A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, afirma que as instituições de ensino carregam em seu DNA os princípios da comunicação pública, trazendo em seu cerne a educação, cultura e entretenimento de qualidade. “É motivo de muita alegria pra gente ter a entrega do sinal da TV Brasil aqui no Paraná fortalecido, principalmente por estarmos firmando essa parceria com uma instituição que é tão reconhecida pelo seu trabalho, e que certamente vai trazer uma colaboração muito importante para toda a rede nacional de comunicação pública”, completa. A diretora ainda informa que a EBC, em breve, irá fechar um acordo com a Fundação Padre Anchieta, para que alguns programas (incluindo a programação infantil) da TV Cultura sejam transmitidos pela TV Brasil.

A TVE-UEPG transmite a programação da TV Brasil desde o último sábado (06), estritamente na região de Ponta Grossa. O assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carlos Willians Jaques Morais, ressalta que a missão institucional da EBC converge com a da UEPG, que busca produzir e difundir conhecimentos com foco na transformação da vida das pessoas. “Por uma avaliação da programação, e pela filosofia da expansão da rede EBC por todo o Brasil, entendemos que estamos diante de uma oportunidade para criar e difundir conteúdos que contribuam para o desenvolvimento da consciência crítica das pessoas”. No campo do entretenimento, Morais entende que a parceria confere um atrativo a mais, por meio da transmissão de jogos da Série B do Brasileirão.

Texto e fotos: Jéssica Natal

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários