Terça, 15 de Julho de 2025
20°

Tempo limpo

Guaíra, SP

Especiais PLANEJAMENTO

EU DESISTI DE DEFINIR METAS PARA O ANO

Por Daniel Leal

26/01/2024 às 00h53 Atualizada em 27/01/2024 às 20h47
Por: Blog do Camilo Fonte: https://www.linkedin.com/in/odanielleal/
Compartilhe:
#AvidaÉaquiFora #thisisliving
#AvidaÉaquiFora #thisisliving
APRESENTAÇÃO
 
O término de mais uma semana e o caminhar para o final do primeiro mês do ano nos faz preocupar com a construção do planejamento anual ou, no caso da sua conclusão, ir atrás de meios para os resultados almejados. Tenho notado em pensamentos avulsos e artigos nas redes sociais um declínio da literatura de administração, negócios e autoajuda das quase 3 décadas da era digital. Esta sempre insistiu no discurso da não desistência como caminho para o sucesso, mas este tem perdido o sentido ou até se esvaziado... E como não nos lembrar do nosso saudoso mestre Rubem Alves? Confira o trecho:
 
"Certa vez um aluno me pediu uma entrevista e nessa entrevista que foi na minha casa, ele me perguntou: ‘Como foi que o senhor planejou a sua vida, como o senhor se preparou para chegar onde chegou?’ — Eu percebi logo que ele me admirava e queria seguir o mapa do meu caminho e então disse a ele: ‘Eu cheguei onde cheguei porque tudo que planejei deu errado. E isso é a pura verdade. Então eu sou escritor por acidente. Já fui outras coisas: professor de filosofia, fui teólogo, já fui pastor… Agora eu sou um velho’”, disse sabiamente no vídeo.
 
No artigo abaixo sobre planejamento estratégico, do consultor Daniel Leal, o fracasso e a desistência caminham em linhas paralelas, às vezes se encontram e, por vezes. uma determina a outra. Recomendo o mesmo às colegas de trabalho, as assistentes sociais: da atualidade, do passado e por quê não do "futuro"... Que o carinhoso trocadilho sobre a categoria - insistentes sociais - ajude a refletir e a iluminar a imperiosa arte de “desistir mais e insistir menos”. Será possível? by Blog do Camilo

 

 

EU DESISTI DE DEFINIR METAS PARA O ANO

 

Toda vez que ia desenhar minhas metas, eu revisitava o que tinha definido pro ano anterior.

Como a vida é cada vez mais dinâmica, as vezes o que eu tinha definido como meta já não fazia mais sentido no meio do ano, por exemplo.

Mesmo assim, eu me sentia fracassado por ter desistido.

Quando a Corona me desafiou a compartilhar as minhas metas pra esse ano, eu me peguei pensando em tudo o que conquistei até aqui.

E sabe de uma coisa? Se eu não tivesse desistido de algumas coisas, não teria conquistado tantas outras.

Tem gente que acha que desistir é fracassar. Mas o sinônimo de desistir, na verdade, é insistir.

Quando a gente consegue, não é porque insiste e sim porque acredita.

Pensa comigo: se a gente não acredita, por que a gente ainda insiste?

Por isso? Minhas metas pra esse ano são:
- Aprender a desaprender mais
- Aproveitar quem está ao meu lado
- Acreditar mais em mim

Desistir faz a gente parar de insistir no que não faz sentido pra gente.

Por isso, meu desejo que você desista mais e insista menos. Afinal, isso sim é viver.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários