Terça, 15 de Julho de 2025
20°

Tempo limpo

Guaíra, SP

Especiais 100 anos de Guaíra

ONDE COMEÇA A HISTÓRIA?

Por Camilo Junqueira Prata

02/11/2023 às 15h00 Atualizada em 19/11/2023 às 21h45
Por: Blog do Camilo Fonte: Facebook
Compartilhe:
Foto: Túmulo do Capitão Joaquim Justino de Lima, o primeiro da ala antiga do Cemitério Municipal, à esquerda do portão velho.
Foto: Túmulo do Capitão Joaquim Justino de Lima, o primeiro da ala antiga do Cemitério Municipal, à esquerda do portão velho.

Com entusiasmo, muitos guairenses aguardam o aniversário de 100 anos de Guaíra em 2029. Neste Dia de Finados, é relevante lembrar os 115 anos do nosso Cemitério Municipal. 

 

Esta informação exige que ampliemos nossas referências - as margens da história - ou encontremos com a pré-história do nosso município. Quem aqui habitava ou por aqui passava? Quem mantinha a estabilidade e a ordem do povoado?

 

Em 1908, o Sr. Joaquim Justino de Lima doou as terras para a instalação do nosso cemitério. Além de proprietário de terras, possuía o título de Capitão e exercia o juizado de paz, promovendo mediações e conciliações onde houvesse conflitos. Viveu 95 anos, casou-se três vezes e deixou uma frondosa árvore de descendentes, da qual sinto orgulho de situar no ramo “Prata de Lima” dentro do tronco “Osório de Lima”. Foi reconhecido em duas homenagens póstumas: seu nome na antiga ponte do Rio Pardo que ligava Guaíra à Barretos (estrada de terra) e na pracinha do Velório Municipal.

 

Para além da dor e da tristeza que atravessa o assunto, enterrar os nossos entes queridos, garantindo o culto dos nossos antepassados, é marco civilizatório na história da humanidade. É pura evolução!

 

Que possamos festejar o centenário de Guaíra, lembrando os fundadores de 1929, mas sem esquecer os benfeitores que vieram antes e depois também. O que se defende aqui é uma história guairense dos grandes homens e obras no lugar da mera história política ou da sucessão de políticos no poder.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Flávio Lima Há 3 semanas Guaíra SPParabéns pela matéria, sou tataraneto de Joaquim Justino de Lima, bisneto Ulisses Ferreira, neto Antônio Ferreira Lima, família que foi fundadora da cidade de Guaíra, mas pouco citada na história.
Sou neta Há 4 meses Ribeirão Preto SPMercedes Carvalho de Lima
Dinamar tuissi Há 4 meses Guaíra Um grande homem..sou tataraneta do capital Joaquim Justino...neta de Messias Alves de Lima
Carmen L. F. P. LemesHá 4 meses Barretos - SPSou neta de Ulisses Ferreira Lima, filho do Joaquim Justino de Lima e Possidônia. Adorei seu artigo. Parabéns! Tive informações do seu artigo na nossa Árvore familiar. Gosto destas historias de família, e a nossa é grande, heim! qual seu nome completo? o meu é Carmen Lací Ferreira Petroni Lemes e filha de Aracy Ferreira Lima Petroni
Ciro Auada Junior Há 6 meses Barretos Tenho muito orgulho de ser tataraneto do Capitão Joaquim Justino de Lima _____ O verdadeiro fundador de Guaíra SP
Mostrar mais comentários