Sexta, 20 de abril de 2018
17 99131-2145
Cidades

26/03/2018 ás 18h42

70

Maria Mandú

Guaíra / SP

Cadastramento biométrico obrigatório termina amanhã, apenas 70% dos eleitores fizeram a Biometria em Miguelópolis
.
Cadastramento biométrico obrigatório termina amanhã, apenas 70% dos eleitores fizeram a Biometria em Miguelópolis

O cadastramento biométrico obrigatório para as eleições deste ano termina nesta terça-feira, 27 de março, em 75 municípios paulistas, inclusive Miguelópolis. Na região, apenas na Zona Eleitoral de Miguelópolis, Pedregulho, (formada por Jeriquara e Rifaina) e Guará, os eleitores devem fazer o procedimento nos cartórios eleitorais. Nas demais cidades o procedimento ainda é opcional. Em Miguelópolis a meta seria atingir até amanhã, terça-feira, 75% dos eleitores, porém, até hoje, segunda-feira, atingiu apenas 70%. Miguelópolis possui 16.948 eleitores, deste total mais de 5 mil ainda não fizeram a biometria, ou seja, esse número de eleitores faltantes quase elegeria um candidato a prefeito. Durante esta segunda-feira, havia filas no Cartório Eleitoral. 
A biometria consiste na coleta da assinatura, foto e digital do eleitor pela Justiça Eleitoral para facilitar a checagem do eleitor e evitar fraudes. Para realizar o procedimento é preciso comparecer ao cartório levando documento com foto, um comprovante de endereço dos últimos três meses e, se tiver, o título de eleitor. Para homens que ainda não têm o título, também é preciso apresentar certificado de reservista.
O cadastramento obrigatório foi realizado em 716 municípios brasileiros. Quem perdeu o prazo terá o título de eleitor suspenso e deve procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação. A partir de 9 de maio - quando o cadastro de eleitores é fechado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - o documento será cancelado. Sem o título, além de não poder votar, não é possível, por exemplo, assumir cargos públicos ou emitir passaporte.
Se o eleitor não se lembra se já fez o procedimento, pode comparecer ao cartório eleitoral ou baixar o aplicativo e-Título, do TSE, disponível para aparelhos Android e iPhone. Após preencher os dados solicitados, se a foto do eleitor for exibida pelo aplicativo significa que a biometria já foi cadastrada. No caso de eleitores que fizeram o título após 2013, a informação sobre a biometria já consta no documento.
Segundo o TSE, mais da metade dos eleitores do país já fizeram o procedimento, totalizando pouco mais de 80 milhões de cadastrados. O novo sistema está disponível em todas as zonas eleitorais e o eleitor que for ao cartório para fazer alistamento eleitoral, transferência de título ou revisão será submetido à biometria. A meta do tribunal é concluir o cadastramento no país até 2022.
O procedimento também pode ser feito pelos eleitores das cidades em que não há obrigatoriedade. 
Lembrando que quem for tirar o título pela primeira vez ou transferir tem até o dia 9 de maio para fazer isso. Fonte: Comercio da Franca. 
ENDEREÇO:
Cartório Eleitoral, na AV. Álvaro da Cunha Barros, 1069, Jardim Paulista. Telefone: 3835 3660. Aberto das 12h às 18h - de segunda a sexta-feira, e previamente agendado pelo site www.tre-sp.jus.br.

FONTE: Fábio Reis - Jornal Popular

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium