Quarta, 18 de julho de 2018
17 99131-2145
Saúde

20/03/2018 ás 17h32

91

Maria Mandú

Guaíra / SP

Descartada febre amarela em sagui encontrado morto no Zoológico
Tranquilizando a população o Instituto Adolfo Lutz descartou a febre amarela como “causa mortis” do primata
Descartada febre amarela em sagui encontrado morto no Zoológico

Em janeiro um sagui foi encontrado morto no Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco" o que gerou apreensão na população, uma vez que Mairiporã e outras cidades do entorno da Grande São Paulo registraram casos de febre amarela em primatas e humanos, o que se estendeu para Minas Gerais e Rio de Janeiro, chegando a causar mortes.


Seguindo o protocolo  o Departamento de Vigilância em Saúde encaminhou amostras dos órgãos internos do primata que foram analisados no Instituto “Adolfo Lutz” . E, tranquilizando a população o instituto descartou a febre amarela como “causa mortis” do sagui.


Devido ao caso a Vigilância em Saúde e a Unidade de Controle de Vetores tomaram todas medidas preventivas para o combate do mosquito Aedes aegypti que na zona urbana é o transmissor da febre amarela. Foram trabalhos de casa a casa, para eliminação de criadouros, bloqueio com pulverização de inseticida e orientação da população, especialmente quanto a vacina.


Ainda houve por iniciativa da Prefeitura ampla divulgação, com suporte dos órgãos de comunicação do município tratando da necessidade dos munícipes que não estavam com a dose da vacina em dia, ou na dúvida, para que procurassem a USF - Unidade de Saúde da Família - mais próxima de suas casas para recebessem a dose, caso necessário.


Ações de salvaguarda à integridade da população. Os primatas funcionam como sinalizadores de circulação do vírus da febre amarela. Eles são mais suscetíveis e falecem muito rápido.  Por isso sempre que um macaco é encontrado morto o sistema da Vigilância e Saúde desencadeia as medidas de proteção à saúde pública. No entanto a notícia positiva é que o macaco não estava infectado por febre amarela. 


Mesmo assim fica o alerta da Vigilância em Saúde a toda comunidade para que mantenha sua caderneta de vacinação atualizada, faça sua parte do combate a dengue (por consequência à febre amarela na zona urbana), se deparar com macacos mortos entrar em contado com a Secretaria de Saúde. O contato pode ser feito diretamente 3330-2800 (Secretaria de Saúde) ou pelo 199 da Guarda Municipal.

FONTE: Prefeitura Municipal de Guaíra SP

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium