Sábado, 22 de setembro de 2018
17 99131-2145
Política

15/03/2018 ás 21h29

270

Maria Mandú

Guaíra / SP

Modelo de canil de São José do Rio Pardo é modelo para Guaíra
Os vereadores Kiko do Esporte e Caio Augusto visitaram a cidade que é referência na prestação de serviços públicos na área de causa animal. Projeto será apresentado ao Poder Executivo e parlamentares iniciarão busca de recursos para implantá-lo na cidade
Modelo de canil de São José do Rio Pardo é modelo para Guaíra
Os vereadores Kiko do Esporte e Caio Augusto ao lado do vereador de São José do Rio Partdo, Matheus Mafepi, em visita a um dos espaços públicos dedicados a receber animais em situação de abandono

O vereador Francisco de Souza Lima (PV), o Kiko do Esporte, e o presidente da Câmara, Caio César Augusto (DEM) visitaram esta semana a cidade de São José do Rio Pardo (SP), que nos últimos anos se tornou uma referência na área de políticas públicas para causaanimal.


Eles foram convidados pelo vereador e presidente da Câmara da cidade, Matheus Mafepi (PV) para a uma visita a estrutura que o município disponibiliza na área de zoonoses, principalmente na causa animal, que trata diretamente do atendimento a animais abandonados,problema que atualmente é enfrentado pela maioria dos municípios do país.


Os avanços naquele município começaram justamente após a eleição do vereador Matheus Mafepi, que tem uma história de vida ligada a proteção dos animais. O parlamentar promoveu ações junto aos governos Municipal e Estadual para construção de espaços dedicados aos animais, castrações, microchipagem e conscientização da comunidade sobre a guarda responsável.


Os vereadores guairenses logo perceberam o resultado do trabalho pelas ruas da cidade de São José do Rio Pardo, onde não se vê animais abandonados. “Aqui não se vê cachorro na rua, demonstrando que existe uma preocupação com a causa animal”, disse Caio Augusto.“Além disto, verifiquei que existe uma atenção especial do poder público para uma realidade que é vivenciada por todos os municípios que é o problema do abandono de animal”, comentou o vereador Kiko do Esporte.


Em São José do Rio Pardo já foi criado e regulamentado o Fundo Municipal do Bem Estar dos Animais. Este prevê a destinação dos recursos para programas e projetos voltados aos cuidados com os animais, além de capacitação para os funcionários e demais profissionaisenvolvidos com este serviço no município. Segundo prevê a legislação, o fundo pode também receber recursos oriundos de convênios entre o município e os governos Federal e Estadual. O gerenciamento dos recursos é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


Os vereadores guairenses conheceram dois canis que já foram construídos na cidade que comportam também o Setor de Zoonoses do município. O modelo totalmente apropriado para a guarda de animais até que possam ser adotados, possui espaço para uma vida saudável dos cães, inclusive com baias com área de sol individual. Ali os animais recebem alimentação, cuidados veterinários até que são adotados pelos cidadãos da cidade. Os espaços foram construídos com recursos do Governo do Estado, com poucos investimentos do município e já existe previsão de construção de um novo espaço para abrigar os animais.


São José do Rio Pardo também mantém convênios entre o setor público e clínicas veterinárias privadas, onde os animais abandonados recebem tratamento, a população de baixa renda tem acesso a castrações gratuitas, o que favoreceu nos últimos anos a diminuição da população de cães e gatos sem donos na cidade, elevando assim o índice de aceitação junto aos cidadãos da política pública adotada pela administração municipal no setor de zoonoses.


Segundo o vereador Kiko do Esporte, que há vários anos exerce uma atividade na área da causa animal, a cidade de São José do Rio Pardo é uma referência para Guaíra. “Acredito que muitas ações que foram implantadas lá, podem ser desenvolvidas aqui. Só dependerá de força de vontade. No que depender de mim, vou trabalhar jungo as forças políticas para conquistar um pouco desta estrutura que irá auxiliar diretamente no trabalho que já é realizado na cidade”, disse ele.


O presidente da Câmara, vereador Caio Augusto, também destacou a experiência daquele município. “Temos que buscar boas experiências em outros municípios. O que conhecemos em São José do Rio Pardo é algo que podemos trazer para a nossa cidade na área da causaanimal. Com união de todas as pessoas que trabalham diretamente com este setor, podemos sim alcançar os resultados que aquele município obteve com muita dedicação”, comentou Caio Augusto.

FONTE: Câmara Municipal de Guaíra SP

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium