Sábado, 15 de dezembro de 2018
17 99131-2145
Educação

15/03/2018 ás 07h51 - atualizada em 15/03/2018 ás 08h08

198

Maria Mandú

Guaíra / SP

DEAGUA participa de programa de conscientização ambiental de alunos da Escola “Zezinho Portugal”
.
DEAGUA participa de programa de conscientização ambiental de alunos da Escola “Zezinho Portugal”

A Escola Estadual “Zezinho Portugal” com seus alunos do ensino fundamental e médio está participando da Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, durante este mês de março. Com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando da água”, alusivo ao “Dia Internacional da Água”, celebrado no próximo dia 22 de março, a escola solicitou a parceria com o DEAGUA, Departamento de Água e Esgoto de Guaíra, para realizar uma campanha para conscientização ambiental dos estudantes.


Na manhã de sexta-feira, dia 09, a primeira turma, formada por alunos do 9º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, participaram de uma ação às margens do “Lago Maracá”.


O Diretor do DEAGUA, Lucas Froner, acompanhado do Chefe do Departamento de Obras da Autarquia, Gaspar Joaquim Dias Lelis, e do Chefe do Departamento do Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura, Alaor Borges Pinheiro Neto, proferiu uma pequena palestra aos alunos mostrando o impacto que o lixo que é deixado nas ruas e é levado para as galerias de águas pluviais pelas chuvas, causa ao meio ambiente.


Os estudantes puderam verificar “in loco” o que o lixo vem causando ao Lago Maracá e participaram de uma ação de limpeza no local. Com EPIs fornecidos pelo DEAGUA, os adolescentes recolheram todo o lixo levado pelas chuvas para as galerias de escoamento de água, bem como os inservíveis às margens do lago. Todo o material está sendo depositado em uma caçamba que foi disponibilizada pela a autarquia.


Lucas Froner, falou da importância deste trabalho de educação ambiental para os jovens da Escola “Zezinho Portugal”. “Esta ação é muito importante não só pela conscientização sobre o uso correto da água, mas também pela relevância da preservação do meio ambiente como um todo. Estes jovens serão multiplicadores do conhecimento que estão adquirindo”, disse o diretor.


A professora de química da escola, Diana Maria Serafim, salientou que “a parceria com o DEAGUA é muito importante, pois as informações passadas aos alunos sobre como devem ser as medidas para conservação dos mananciais serão levadas, também, às famílias destes estudantes. Ao cuidarem do Lago Maracá, os jovens verão como o lixo é prejudicial para o meio ambiente”, disse Diana Serafim.


A Coordenadora Pedagógica do Instituição  de ensino, professora Rogéria Cristina Feitosa da Silva, informou que além de conferirem de perto a situação da sujeira que as pessoas deixam no entorno e no lago, propriamente dito, em sala de aula, os alunos farão trabalhos sobre o assunto, além de análise microbiológica da qualidade da água coletada no local. “Nesta parceria com o DEAGUA e a Prefeitura Municipal esperamos conseguir despertar o interesse pela preservação ambiental em nossos alunos, começando pelo nosso principal cartão postal que é o Parque Ecológico Maracá”, disse a coordenadora.

FONTE: Prefeitura Municipal de Guaíra SP

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium