05/02/2018 ás 11h24 - atualizada em 05/02/2018 ás 11h32
105
Maria Mandú
Guaíra / SP
A vereadora Maria Adriana de Oliveira Gomes (PT) recebeu a denúncia de que várias árvores pertencentes ao Parque Ecológico Maracá estariam infectadas com um fungo chamado vassoura de bruxa, que se não for combatido, pode levá-las a morte.
Na última quinta-feira ela convidou o Engenheiro Ambiental Alaor Borges Pinheiro Neto, responsável pela área de Meio Ambiente da prefeitura, para fazer uma visita nas árvores que estão localizadas nas proximidades da Casa de Cultura professor João Augusto de Mello.
No local, os dois verificaram a existência de grande quantidade de árvores infectadas com a vassoura de bruxa. O termo vassoura de bruxa é aplicado a um tipo de doença ou sintoma de doença de plantas famílias diferentes, ocasionando queda acentuada na produção de frutos, seguido de morte, das partes infectadas e até mesmo condenando toda a árvore.
Tanto a vereadora como o Engenheiro Ambiental demonstraram preocupação com a presença do fungo nas árvores do parque. “Realmente está em varias árvores, o que preocupa, pois o Parque é um dos mais importantes cartão postal, do nosso município. O Engenheiro Ambiental, também ficou muito preocupado e já irá tomar providências para a retirada dessa doença”, disse Maria Adriana.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, a vassoura de bruxa quase conseguiu varrer o cacau para fora do Brasil. Só nos últimos anos é que os produtores têm conseguido recuperar dos efeitos devastadores do fungo Moniliophtora perniciosa, que transmite a doença que atacou durante as últimas duas décadas as plantações de cacau da Bahia, causando diversos prejuízos aos produtores baianos.
De acordo com a vereadora Maria Adriana Gomes, a prefeitura precisa monitorar o surgimento desta doença nas árvores dos espaços públicos. “É uma preocupação que devemos ter com o meio ambiente. São árvores que foram plantadas e hoje povoam o nosso parque e não devem sofrer com a ação desta doença. Se existe uma forma de combater, o poder público deve agir, antes que árvores tenham que ser sacrificadas por conta desta doença”, disse ela.
FONTE: Câmara Municipal de Guaíra - SP
0 comentários
Há 2 dias atrás
Barretos - Radar da Frade Monte inicia operação nesta segundaHá 2 dias atrás
A Ginka está de voltaHá 2 dias atrás
Águia vence Jurucê por 6 a 4 e levanta a torcidaHá 2 dias atrás
Famílias atendidas pelo CRAS recebem orientação nutricionalHá 2 dias atrás
Vigilância Epidemiológica faz orientação sobre arboviroses