Quarta, 23 de maio de 2018
17 99131-2145
Política

01/02/2018 ás 23h39

211

Maria Mandú

Guaíra / SP

VEREADOR FAZ ALERTA SOBRE INSETO BARBEIRO EM REGIÕES DA CIDADE
O parlamentar Jorge Domingos Talarico foi procurado por cidadã que informou grande incidência de insetos barbeiros no bairro Jardim Palmares. Providências já foram solicitadas junto a órgãos municipais para que exista monitoramento da presença do inseto q
VEREADOR FAZ ALERTA SOBRE INSETO BARBEIRO EM REGIÕES DA CIDADE

O vereador Jorge Domingos Talarico (PSDB), foi procurado esta semana pela moradora do bairro Jardim Palmares, Vânia Junqueira Tristão, que demonstrou preocupação com o aparecimento de grande quantidade de insetos Triatoma infestans, popularmente conhecido como “Barbeiros” na região onde mora.


O Barbeiro, se contaminado pelo protozoário Trypanosoma Cruzi é o transmissor da doença de chagas. Algumas vivem somente na mata, mas outras se adaptaram totalmente às casas. Os barbeiros são hematófagos (se alimentam de sangue), inclusive o humano.


Vânia Tristão esclareceu que encontrou um inseto no quarto de sua casa. Devido ao seu grande conhecimento na área de saúde pública (ela é servidora municipal aposentada), ela encaminhou o inseto para análise em laboratório de Ribeirão Preto, mas não foi detectado que o mesmo não era portador do Trypanosoma Cruzi, transmissor da doença de chagas.


Após isto, postou no grupo de Whatsap dos moradores do bairro e ficou surpresa com a grande quantidade de pessoas que manifestaram que também encontraram o mesmo inseto em suas casas. Um breve levantamento realizado pelas postagens no grupo social revelou que chegou a cerca de 20 moradias onde foram detectadas a presença do inseto.


A morada comentou ao vereador que mesmo o primeiro inseto não estando contaminado, existe a preocupação com a grande quantidade vetor encontrado na região. “Estou muito preocupada. Acredito que uma providência deve ser tomada urgente”, destacou ela que informou já ter comunicado o fato para a Vigilância Epidemiológica Municipal.


O vereador Jorge Domingos Talarico recebeu todas as informações necessárias sobre o inseto para que buscasse junto aos órgãos competentes informações de como proceder nestes casos. “Não queremos aqui fazer alarde ou preocupar a população, mas temos que agir. Assim como acontece no bairro Palmares, outras regiões também podem ter o mesmo problema”, destacou o vereador.


VEREADOR TOMA PROVIDÊNCIAS


Ciente do problema enfrentado pelos moradores do bairro Jardim Palmares, o vereador Jorge Domingos Talarico tomou algumas providências. A primeira foi fazer uma indicação ao prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, onde solicita que seja realizado um pedido formal para a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão do Governo do Estado, objetivando a efetivação de uma ação de busca e combate ao inseto na cidade.


O parlamentar também apresentou um requerimento, onde solicita informações ao Poder Executivo. Ele questiona quais providências estão sendo tomadas pela Secretária de Saúde como um todo, para combate ao inseto Barbeiro e se já foi realizada alguma ação de busca e combate ao referido vetor na região onde está localizado o bairro Jardim Palmares, e outros bairros, bem como em logradouros públicos, como praças, escolas, postos de saúde e áreas institucionais.


Jorge Domingos também questiona se o poder público municipal tem conhecimento de outros bairros onde foi encontrado o inseto e quais medidas foram tomadas em tais bairros. “Além disto, encaminharei ofícios do meu gabinete para o Secretário Municipal de Saúde, Jorge Watanabe do Prado, e reforçando o pedido de informações e providências. Em se tratando de saúde pública, devemos dar prioridade”, disse ele.


….................................


Mapa mostra locais onde barbeiro foi encontrado


Foto mapa:


A moradora do bairro Jardim Palmares, Vânia Junqueira Tristão fez um levantamento com os endereços onde foram encontrados o inseto barbeiro.Na arte existe uma foto com o barbeiro encontrado na residência e o mapa com as casas onde foram encontrados os demais insetos.


…...............................


SAIBA +


O barbeiro e a Doença de Chagas


Foto Barbeiro


Os Barbeiros são insetos mais conhecidos por transmitirem a famosa Doença de Chagas. Vivem geralmente em ambientes escuros, úmidos e quentes e tem o hábito noturno. Possuem tamanho médio de dois centímetros e pesam cerca de 100 miligramas. Vivem geralmente em casas de pau-a-pique, na amazônia, onde são mais comumente vistos devido aos fatores citados que proporcionam facilidade de sua reprodução.


É um inseto que tem uma picada bastante dolorosa, e que se ocorrer, deve-se procurar médico imediatamente para confirmar se houve contaminação ou não. Alimenta-se, na maioria dos casos, de sangue de boi, vaca, cavalo e outros mamíferos grandes, mas também podem, em casos raros, buscarem outros insetos de menor porte como fonte de alimento e nutrientes.


Como se contrai a doença de Chagas?


As pessoas podem ser infectadas de várias maneiras. Em áreas endêmicas de Chagas, a principal forma de transmissão é através de vetores. Os insetos vetores são chamados de triatomíneos (barbeiro).Durante o dia, os insetos se escondem em fendas nas paredes e telhados. Durante a noite, quando os moradores estão dormindo, eles agem.


Eles costumam picar o rosto das pessoas e ingerir sangue, além disso, eles defecam sobre a pessoa.


As pessoas também podem se infectar através de:


Consumo de alimentos crus contaminados com fezes de mosquitos infectados;


Transmissão congênita (de uma mulher grávida para o bebê);


Transfusão de sangue;


Transplante de órgãos;


Exposição laboratorial acidental.


É geralmente considerado seguro amamentar, mesmo se a mãe tem a doença de Chagas. No entanto, se a mãe tem rachaduras nos mamilos ou sangue no leite materno, ela deve bombear e descartar o leite até que os problemas sejam resolvidos.


A Doença de Chagas não é transmitida de pessoa para pessoa, como um resfriado, uma gripe ou através de contato casual.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium