Sábado, 21 de outubro de 201721/10/2017
17 99101-5939
Nublado
22º
25º
35º
Guaira - SP
dólar R$ 3,19
euro R$ 3,76
ESPECIAIS
Nota de Esclarecimento da PAME (Plano de Auxílio Mutuo em Emergência)
A evolução e atuação do PAME na região
Maria Mandú Guaíra - SP
Postada em 07/09/2017 ás 20h23 - atualizada em 07/09/2017 ás 20h42
Nota de Esclarecimento da PAME  (Plano de Auxílio Mutuo em Emergência)

Imagem meramente ilustrativa

Várias áreas de plantio de cana região de Guaíra sofreram nos últimos dias com incêndios criminosos, que comprometeram a qualidade do ar, colocaram em risco motoristas que trafegavam na rodovia,  causaram prejuízos e danos ao meio ambiente. O incêndio intencional é tipificado como crime, de acordo com o Artigo 250 do Código Penal.



Há quase uma década, toda a cana-de-açúcar que é processada pelas usinas sucroenergéticas da região de Guaíra é colhida crua, sem o emprego do fogo. Mais do que isso, as empresas do setor empreendem uma verdadeira cruzada de vigilância para evitar a propagação do fogo criminoso pelas lavouras.



Em conjunto com a Corporação Militar do Estado de São Paulo, Sindicatos Rurais, as Usinas: Colorado, Guaíra e Alta Mogiana criaram em 2011, o Plano de Ajuda Mútua em Emergências – PAME que articula as ações de prevenção e combate à prática do incêndio criminoso.



O trabalho do PAME consiste na vigilância constante da área agrícola da região, com foco principal em incêndios, por meio de ferramentas sofisticadas. O PAME evoluiu, estruturou e organizou ações para a prevenção, fiscalização e combate a incêndios. Esta EVOLUÇÃO conta com o aprimoramento nas ações, uso de produtos para minimizar os efeitos dos incêndios denominado LGE, câmeras de alta performance com alcance de até 30 km, monitoramento 24 horas, viaturas de rondas na área rural.



O principal objetivo do PAME é proteger a vida humana. Por isso, treina e mantém uma equipe de colaboradores capacitados nas usinas sucroenergéticas da região para o exercício de prevenção e combate a princípios de incêndios.



Mais de 450 colaboradores recrutados nas três usinas atuam como brigadistas do PAME, capacitados e munidos de equipamentos de comunicação, de prevenção e combate aos incêndios em quaisquer circunstâncias.



Além de suas funções normais, o PAME treina esses colaboradores para que estejam preparados para atuarem de maneira organizada em ocorrências de sinistros, visando a prevenção e combate a incêndios, protegendo a vida, comunidade e patrimônio.



Além de recursos humanos, o PAME também mobiliza veículos e equipamentos das Usinas da Região, reunindo 106 caminhões bombeiros para o combate a incêndios na



região; contando com o trabalho efetivo e eficaz da Corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com destaque para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Policia Rodoviária, Defesa Civil do Estado de São Paulo; e o apoio dos Sindicatos Rurais e Casas da Agricultura da região.



Jornais de Guaíra publicaram nas suas edições desta semana, ações criminosas prejudicando sobremaneira a comunidade, meio ambiente e agricultores.



Nota-se que ação criminosa cabe à Justiça. Mas ações como: lançar guimbas de cigarro, limpar quintais com uso do fogo; atear fogo às margens das estradas; manter redes elétricas no meio rural sem conservação, lançar vidros e latas que potencializam a incidência de raios solares na área da plantação, soltar balões ou provocar acidentes com máquinas agrícolas, e estão  relacionadas à conscientização da população. Por isto é importante, o poder público conjuntamente com a sociedade organizada, e através das escolas e entidades beneficentes do município, fazer este trabalho. O princípio é orientação, conscientização, educação e denúncia.



 



PAME (Plano de Auxílio Mutuo em Emergência)



Telefones para Emergências.



(17) 3330-3444. (17) 3331-9193 – (16) 3810-1345.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Marina Silva
32 votos - 54.2%

Michel Temer
14 votos - 23.7%

Aécio Neves
8 votos - 13.6%

Lula
5 votos - 8.5%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium