Sábado, 16 de dezembro de 201716/12/2017
17 99131-2145
Céu limpo
20º
20º
27º
Guaira - SP
dólar R$ 3,31
euro R$ 3,89
SAÚDE
Equipe do USF Dr. José Vilela Junqueira, da Vila Aparecida, durante ação do Setembro Amarelo
Com o objetivo de combater a depressão a prefeitura por meio da secretaria de saúde realiza em setembro a campanha do “Setembro Amarelo”.
Maria Mandú Guaíra - SP
Postada em 04/09/2017 ás 18h01
Equipe do USF Dr. José Vilela Junqueira, da Vila Aparecida,  durante ação do Setembro Amarelo

A ação visa combater principalmente a depressão e o suicídio, uma vez que, essa doença tem afetado muitas pessoas.  .



As equipe das USFs – Unidade da Saúde da Família – estarão  realizando ações para combater, prevenir e orientar as famílias de um modo geral sobre o que a depressão pode causar no meio da sociedade.



Essa campanha vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a depressão pode causar na vida de um ser humano. Temos visto que muitas pessoas que já foram vítimas dessa doença e que hoje enfrentam grande dificuldade em combatê-la, pois a depressão não é ‘frescura’, como muita gente fala, ela é uma doença que causa morte, tanto como qualquer outra doença se não for detida a tempo”, disse Priscila Lélis , chefe do departamento da atenção básica.



Os Profissionais das unidades da saúde da família USF passarão por aprimoramento para lidar no atendimento com as pessoas. As capacitações  acontecerão nos dias 05 e 26 de setembro. No  dia 05 serão os funcionários dos USFs dos bairros  João Vacaro, Vila Aparecida  e Nadia e no dia 26 os USFs dos bairros Aniceto, Jardim Eliza e Vivendas. Nesses dias as USFs fecharão ás 15hs.  A palestra será Ministrada pelo psicólogo Marcio Silveira, Chefe do Centro de A.Psicossocial e Programa da Saúde Mental.  



Romper o tabu



Havia um conceito de que o suicídio  não poderia se falar porque seria uma forma de incentivo, no entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a orientação pode salvar vidas. Por meio da conscientização, a população ficará atenta e conseguirá identificar quem precisa de ajuda. Com apoio certo 90% dos casos podem ser prevenidos.



“A intenção é dar uma sacudida nestes medos e tabus. Queremos que as pessoas nos procurem porque estamos capacitados a fornecer a ajuda de que ela precisa", afirmou o secretário de saúde Jorge do Prado.


FONTE: Prefeitura Municipal de Guaíra
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Enquete
Você está satisfeito com o governo do Prefeito José Eduardo Croscato Lelis

Insatisfeito
38 votos - 46.9%

Extremamente insatisfeito
29 votos - 35.8%

Pouco Satisfeito
7 votos - 8.6%

Mais ou Menos Satisfeito
6 votos - 7.4%

Muito Satisfeito
1 voto - 1.2%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium