Segunda, 27 de Junho de 2022
23°

Tempo aberto

Guaíra - SP

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Câmara aprova Dia Nacional do Físico, em 19 de maio; acompanhe

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Deputados votam projetos no Plenário A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3441/21, que institui o Di...

22/06/2022 às 16h35
Por: Maria Mandú Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputados votam projetos no Plenário - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Deputados votam projetos no Plenário - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3441/21, que institui o Dia Nacional do Físico em 19 de maio. A relatora em Plenário, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), recomendou a aprovação. O texto seguirá para o Senado.

“Num cenário de desvalorização da ciência, a criação de datas comemorativas como esta se faz ainda mais necessária”, afirmou Perpétua Almeida. “O Brasil precisa conhecer e divulgar melhor os seus expoentes científicos”, continuou.

Segundo o autor da proposta, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) publicou, em 19 de maio de 1905, artigos nos quais discorreu sobre a Teoria da Relatividade – os fenômenos que ocorrem em deslocamentos de objetos que possuem velocidades próximas ou iguais à da luz.

“O Dia Nacional do Físico prestará justa homenagem àqueles que dedicaram e dedicam suas vidas à pesquisa científica e ao desenvolvimento de tecnologias, concebendo intervenções que contribuem para o avanço do conhecimento e para a modernização do aparato tecnológico”, afirmou o parlamentar.

Ao apresentar o texto aprovado, Daniel Almeida citou vários pioneiros da Física no País – como Gleb Wataghin, Cesar Lattes, Marcelo Damy, Mario Schenberg, José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Sonja Ausher, Elisa Frota-Pessoa e Joaquim da Costa Ribeiro –, destacando as principais descobertas de cada um.

Mais informações a seguir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários