Sábado, 17 de Abril de 2021 11:48
17 99131-2145
Entretenimento Dia do Jornalista

ABI promove esta semana programação com debates e filmes

Em Guaíra, o fato do pleito eleitoral municipal 2020 ter sido cancelado por abuso de poder de comunicação não mobilizou os jornalistas locais para nenhuma programação especial

07/04/2021 09h30 Atualizada há 1 semana
Por: Camilo Prata Fonte: ABI/ Portal da Imprensa
Imagem Ilustrativa (videoconferência)
Imagem Ilustrativa (videoconferência)

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) preparou uma programação para esta semana em comemoração ao Dia do Jornalista, 7 de abril, quando a entidade também completa 113 anos de fundação.

A programação começou nessa segunda (5) e segue até a quinta (8), totalmente online pelo canal da associação no YouTube, com relançamento de livro, bate-papo, debate sobre pandemia e a profissão e exibição de filmes.

No Dia do Jornalista, o debate traz como tema assuntos atuais do Brasil, entre eles, as dificuldades enfrentadas na cobertura da covid-19. O assunto tem relação com outra data emblemática, o Dia Mundial da Saúde, também comemorado em 7 de abril.

O debate terá a participação do presidente e do vice da ABI, jornalistas Paulo Jerônimo e Cid Benjamin, e das jornalistas Elvira Lobato e Cristina Serra, a partir das 19h30, dentro dos programas Encontros da ABI com a Cultura e Rumos do Jornalismo, com apresentação da jornalista Andrea Penna, diretora de Jornalismo.

 

Cinema e Música

Já nesta terça (6), a partir das 19h30, a programação será o Cineclube Macunaíma, com o filme Preto no Branco, a censura antes da imprensa sobre a vida de Hipólito da Costa, pai do jornalismo e que trouxe o primeiro jornal ao Brasil. Em seguida, os cineastas Silvio Tendler, Cacá Diegues e outros participam de um bate-papo sobre o longa.

E na quinta, a partir das 19h, o evento é encerrado com a Claquete Musical. O produtor cultural Paulo Figueiredo faz uma homenagem ao Pasquim com a exibição do filme O Pasquim – a subersão do Humor (disponível na TV Câmara), que mostra os participantes do antigo jornal. Em seguida, haverá debate com o apresentador, o diretor do documentário, Roberto Stefanelli, o jornalista e chargista Rick Goodwin que trabalhou no jornal, e o escritor Pedro Cosenza, filho do cartunista Henfil.

Na segunda-feira, o ABI Esporte celebrou os 40 anos de lançamento do livro do jornalista, professor e conselheiro Ivan Cavalcanti Proença, Futebol e Palavra.

A ABI também dá dicas de filmes - como Jango, que mostra os 21 anos da ditadura brasileira que completou 57 anos no último dia 31 -, festival de longas só de mulheres, séries e apresentações musicais e artísticas, tudo on-line.

 

Confira abaixo a programação ou clique para conferir todas as dicas da ABI:

TERÇA-FEIRA (6/4)

19h30 – Cineclube Macunaíma: Preto no Branco, a censura antes da imprensa, de Silvio Tendler e Alberto Dines. Filme sobre Hipólito da Costa (1774-1823), o pai da imprensa brasileira e da imprensa livre portuguesa. Ele rompeu com a rigorosa censura em Portugal e publicou de 1808 a 1823 o Correio Braziliense, que circulava no Brasil e em Portugal. Com Marcio Vitto e Amir Haddad. No canal da ABI do YouTube, o filme estará disponível a partir das 10 hs. O debate começa às 19h30 com os cineastas Silvio Tendler e Cacá Diegues, o embaixador Paulo Roberto de Almeida e a historiadora Isabel Lustosa. Em comemoração aos 113 anos da ABI e ao Dia do Jornalista, no dia seguinte, 7 de abril.

 

QUARTA-FEIRA (7/4)

19h30 – DEBATE COM JORNALISTAS – em comemoração aos 113 anos da Associação Brasileira de Imprensa e ao Dia do Jornalista, hoje, 7 de abril, os programas Encontros da ABI com a Cultura e Rumos do Jornalismo promovem um debate entre jornalistas sobre os assuntos atuais do país, os problemas da profissão e as dificuldades durante a pandemia já que neste dia também se comemora o Dia Mundial da Saúde. Estarão presentes o presidente da ABI, o jornalista Paulo Jeronimo de Sousa, o Pagê; o vice-presidente, jornalista Cid Benjamin; e as jornalistas Elvira Lobato e Cristina Serra. A apresentação é da jornalista Andrea Penna, diretora de Jornalismo.

 

QUINTA_FEIRA (8/4)

19hs – Claquete Musical: o produtor cultural Paulo Figueiredo faz uma homenagem ao Pasquim com a exibição do filme O Pasquim – a subersão do Humor (disponível na TV Câmara), que mostra os participantes do antigo jornal. Em seguida, haverá debate com o apresentador, o diretor do documentário, Roberto Stefanelli, o jornalista e chargista Rick Goodwin que trabalhou no jornal, e o escritor Pedro Cosenza, filho do cartunista Henfil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.