Sábado, 17 de Abril de 2021 11:33
17 99131-2145
Política Justiça Eleitoral

MBL Guaíra mobiliza seus militantes para acompanhar julgamento eleitoral

TRE-SP julga hoje recurso eleitoral de José Eduardo, Renato e Marcelo Jr.

06/04/2021 08h23 Atualizada há 2 semanas
Por: Camilo Prata Fonte: Fanpage Facebook MBL Guaíra SP
Divulgação produzida por Marcos Castro, coordenador do MBL de Guaíra
Divulgação produzida por Marcos Castro, coordenador do MBL de Guaíra
O Movimento Brasill Livre (MBL) de Guaíra, dando sequência ao seu trabalho de conscientização política, está mobilizando seus militantes e a sociedade guairense. Depois de importante manifestação anticorrupção na posse dos eleitos, em primeiro de janeiro, na Câmara Municipal e no Paço Municipal "Messias Cândido Faleiros", o movimento faz divulgação da data, horário e transmissão do julgamento do recurso eleitoral. 
 
O coordenador do MBL, Marcos Castro, lamenta o horário do agendamento já que dificultará que muitos acompanhem, mas justifica que a disseminação da informação precisa ser reforçada, principalmente para que a minoria que possa assistir, lembre-se de acompanhar. Veja nota explicativa do MBL Guaíra logo abaixo, com a síntese dos acontecimentos eleitorais, o que está em jogo e sendo julgado hoje. 
 
 
Será que o recurso eleitoral retirará a cassação da chapa José Eduardo/Renato e a inegibilidade do jornalista Marcelo Jr? 
 
O julgamento no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que ocorre hoje, confirmará ou não a cassação da candidatura à reeleição de José Eduardo e Renato Moreira, bem como a inegibilidade por 8 anos do jornalista Marcelo Júnior, proprietário do Jornal A Hora da Notícia.
 
Após cassação da chapa, há poucos dias da eleição de 15/11, pelo juiz eleitoral local Dr. Anderson Valente, os candidatos mantiveram status "sub judice" no sistema até 08/12, quando então conquistaram efeitos suspensivos (direitos) para serem diplomados, serem empossados e assumirem o novo mandato até o julgamento deste recurso eleitoral ao qual deram entrada e que será julgado hoje. E assim ocorreu, tiveram seus direitos preservados com exceção de terem ficado impedidos de assumir os cargos devido a investigação criminal via GAECO e Ministério Público.
 
Assim sendo, como resultado existem duas possibilidades: "recurso procedente", favorável aos candidatos e ao jornalista, que determinará a retirada da cassação da candidatura e da inegibilidade do jornalista; e a segunda e última possibilidade é o "recurso improcedente" que mantém a cassação e a inegibilidade dos envolvidos.
 
Com isso, estaremos mais próximos de ver encerrar a Eleição 2020. Tudo indica que, apenas quando o processo eleitoral voltar as mãos da Justiça Eleitoral local, saberemos se os votos serão validados ou anulados de imediato, a depender do resultado, e se será agendada nova eleição, ou se José Eduardo e Renato terão direito a recorrer e se recorrerão em Brasília. Ou, em caso contrário, se a propositora da ação eleitoral, Dra. Bia Junqueira, deverá ou não recorrer em Brasília.
 
Independente do resultado, Edvaldo Morais continua ocupando o cargo de Chefe do Executivo guairense de forma interina e por tempo indeterminado. Acompanhe a transmissão ao vivo pelo Canal TRE-SP abaixo, a partir das 15h, trata-se do sétimo julgamento.
 
Youtube: 
 
Facebook: 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.