Sábado, 17 de Abril de 2021 11:40
17 99131-2145
Saúde COVID-19

Guaíra ultrapassa uma centena de vidas ceifadas pela COVID-19

Nessa segunda, 05, logo após a comemoração do domingo de Páscoa, o Boletim Municipal da COVID, formalizou 102 óbitos pela doença

05/04/2021 17h19 Atualizada há 6 dias
Por: Camilo Prata
Arte: Jô Costta - Mais de uma centena de vidas foram perdidas vítimas da COVID19
Arte: Jô Costta - Mais de uma centena de vidas foram perdidas vítimas da COVID19

Na tarde dessa segunda, 05, o Boletim Oficial da Prefeitura do Município de Guaíra, formalizou o número de 102 óbitos em decorrência da COVID-19; a doença vem se alastrando pela cidade com grande velocidade e nas últimas semanas aumentou o  número de vítimas fatais de forma assustadora, tendo em vista, que em alguns dias chegou a serem noticiadas três ou quatro falecimentos por COVID-19.

Ainda que a doença seja devastadora, a propagação do vírus não tem sido prevenida de forma adequada, ainda que médicos, autoridades, veículos de comunicação façam diariamente apelos fervorosos quanto a isso.

A prevenção ainda é a melhor forma de combate ao inimigo invisível, mas ao contrário do que seria mais lógico, ou seja, o aumento do número de mortes fazer com que as pessoas se sensibilizem e tomem os cuidados pessoais, bem como de suas famílias, o que se tem visto nas ruas são festinhas, aglomerações caseiras e muita gente sem máscara.

As famílias que perderam entes queridos para a doença nem ao menos tem a possibilidade da última despedida, visto que, nesses casos não há velório, nem ao menos o acompanhamento do sepultamento; todas essas medidas são protocolos que devem ser seguidos, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde.

É importante salientar que quem vê cara, não vê coronavírus, ou seja, muitas pessoas tem o vírus, transmitem aos outros, porém, não estão doentes e nem ficarão; tudo é uma questão do organismo de cada um... aquilo que não afeta X, é mortal para Y, portanto, todo cuidado é necessário.

Existem casos de cura depois de longas internações, bem como relatos de pessoas que passaram pela doença, sobreviveram e carregam sequelas como dificuldade respiratória e até mesmo falhas de memória. No que se diz respeito as falhas de memória, não há comprovação cientifica que se tratam de sequelas, porém, os sobreviventes atribuem a doença, pois mencionam que anteriormente não apresentavam esse problema.

Por mais que a vacinação já tenha se iniciado, é importante não descuidar e manter os protocolos de higienização de produtos, o não contato direto com pessoas que não morem na mesma casa e distanciamento social.

Ao que tudo indica "não existe data prevista" para o fim da pandemia, e ainda que todos já estejam bem cansados desse estilo de vida que foi imposto a população mundial, o melhor a ser feito é cuidar de si, dos outros e viver um dia de cada vez, se mantendo vivo e saudável e assim, daqui a alguns anos ter muita história para contar sobre tudo isso que estamos vivendo e o melhor de tudo, que será a frase final da história: NÓS VENCEMOS O CORONAVÍRUS!!!

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.