Sábado, 17 de Abril de 2021 10:38
17 99131-2145
Saúde Coronavírus

Edvaldo Morais decretou lockdown que inicia às 20h do dia 1º e vai até às 05h do dia 7

Prefeito interino tomou providência após recomendação do Ministério Público

01/04/2021 17h34 Atualizada há 6 dias
Por: Camilo Prata Fonte: Prefeitura do Munícipio de Guaíra (modificado)
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa
Em decorrência do elevado contágio de coronavírus e aumento de internações devido à COVID-19, Guaíra inicia seu lockdown a partir desta quinta-feira, 01, às 20h e segue até às 05h do dia 07. A medida foi tomada pelo prefeito interino Edvaldo Morais, por meio do Decreto 5922, publicado no Diário Oficial de 31 de março de 2021, após recomendação do Ministério Público ao Executivo Municipal.
 
A realidade do único hospital da cidade é igual à de vários hospitais da região do País. Em Barretos, a UTI do hospital Nossa Senhora está com 100% de ocupação, a UTI do AME está com 100% de ocupação e a UTI do hospital São Jorge está com 100% de ocupação e a enfermaria da Santa Casa de Barretos 100% também de ocupação. Ao todo são 19 pacientes guairenses internados em Barretos, 16 em UTIs e três em enfermaria. E no gripário da Santa Casa 34 pacientes internados.
 
DENÚNCIA: qualquer cidadão poderá realizar denúncia do descumprimento das normas previstas no decreto, pelo telefone da Guarda Civil Municipal, através do número (17) 3331-2273.
 
Como fica Guaíra com o "lockdown"?
 
LOCAIS PÚBLICOS: caminhadas, exercícios ao ar livre ou passeios em praças não serão permitidos.
 
ALIMENTAÇÃO: os serviços de alimentação como supermercados, padarias, açougue, mercearias, varejões e farmácias não poderão funcionar presencialmente, apenas por delivery. Os demais comércios portas fechadas e também em forma de delivery. Prestadores de serviços em geral, bares e restaurantes Salões de beleza e barbearias proibido atendimento presencial.
 
SERVIÇOS: os postos de combustíveis estarão funcionando normalmente, com horário reduzido até ás 20h, porém as lojas de conveniência fechadas; os bancos e demais serviços serão fechados, apenas com atividades de autoatendimento em agências bancárias, lotéricas, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, mediante a observância de filas com espaçamento de 2 (dois) metros entre as pessoas, com obrigação de manutenção, pelo estabelecimento, de empregado ou segurança durante toda a duração do atendimento ou do autoatendimento. 
 
ATIVIDADE COMUNITÁRIA: proibida a realização, por todos os munícipes, bem como pelos demais coletivos e entidades religiosas, associativas, desportivas amadoras, condominiais, de entretenimento, clubes, dentre outros, bem como pelas organizações da sociedade civil, de toda e qualquer atividade coletiva ou que implique ou resulte em aglomeração de pessoas.
 
DENÚNCIA: qualquer cidadão poderá realizar denúncia do descumprimento das normas previstas no decreto, pelo telefone da Guarda Civil Municipal, através do número (17) 3331-2273.
 
Confira o que funciona e não funciona no setor público municipal:
 
PREFEITURA
O Paço Municipal “Messias Cândido Faleiros” fecha na Quinta-feira, dia 1º de abril às 13h e volta na segunda-feira, dia 07. Com exceção dos procedimentos licitatórios que não serão suspensos.
 
LIMPEZA PÚBLICA
A coleta de lixo doméstico acontecerá da forma usual na Sexta-feira Santa. Porém a coleta noturna terá início antecipado das 18h para às 14h. O horário volta ao normal na segunda-feira dia 5.
A coleta de outros detritos, como limpeza de quintais e em pontos estratégicos não ocorre na Sexta-feira, no entanto será realizada no sábado.
A varrição de ruas está suspensa na sexta-feira, sábado e domingo.
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL
As unidades da Diretoria da Assistência e Desenvolvimento e inclusão Social (DGB, CRAS  e CREAS) fecham na Quinta-feira, dia 1º de abril às 13h e voltam na quarta-feira, dia 07.
 
EDUCAÇÃO
A sede administrativa da Diretoria de Educação, Cultura e Esportes fecha na Quinta-feira, dia 1 abril às 13h e volta na quarta, dia 7.
 
SAÚDE
As Unidades da Saúde da Família (USFs) voltam a trabalhar segunda-feira 05, para a vacinação do grupo de 68 e a segunda dose de 75-76.
Centro de Especialidades, Farmácia Municipal, Fisioterapia, CEO e Atendimento da Saúde Mental fecham na Quinta-feira, dia 1º abril às 13h e voltam na quarta, dia 07.
 
PRONTO-SOCORRO
Funcionará normalmente em plantão de 24 horas.
 
GANHA TEMPO
Fecha na Quinta-feira, dia 1º abril às 13h e volta na quarta-feira, dia 07.
 
SEGURANÇA
A Guarda Civil Municipal (GCM) trabalhará em sistema de plantão (24h).
 
CULTURA
As atividades da Casa de Cultura encerra expediente na Quinta-feira, dia 1º de abril às 13h e volta na quarta-feira, dia 07.
 
ESPORTES
A sede administrativa do Departamento de Esportes fecha na quinta-feira, dia 1º de abril às 13h e volta na quarta-feira, dia 07.
 
DEAGUA
As repartições da autarquia fecham na Quinta-feira, dia 1º de abril às 13h e voltam na quarta-feira, dia 07. Emergência Disque: 115 e a Estação de Tratamento trabalha normal.
 
DENÚNCIA: qualquer cidadão poderá realizar denúncia do descumprimento das normas previstas no decreto, pelo telefone da Guarda Civil Municipal, através do número (17) 3331-2273.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.