Sábado, 17 de Abril de 2021 11:35
17 99131-2145
Política PEC da Sanidade

Joice Hasselmann propõe “PEC da Sanidade” para destituir presidentes

Proposta segue moldes da Emenda 25 da Constituição dos EUA e prevê afastamento em caso de

24/03/2021 10h31 Atualizada há 3 semanas
Por: Camilo Prata Fonte: https://www.metropoles.com/
Imagem: Dilvigação. Deputada Federal Joice Hasselmann (PSL), ex aliada do presidente Bolsonaro
Imagem: Dilvigação. Deputada Federal Joice Hasselmann (PSL), ex aliada do presidente Bolsonaro

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou, nesta segunda-feira (22/3), na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o “afastamento imediato” do presidente da República em casos de “incapacidade mental”.

Segundo a parlamentar, a PEC da Sanidade, como apelidou, segue os moldes da Emenda 25 da Constituição dos Estados Unidos. A deputada afirmou que o Brasil, atualmente, “não tem remédio constitucional para casos graves como incapacidade e insanidade”.

O texto prevê que o vice-presidente e 1/4 dos ministro notifiquem os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal de que o “presidente está mentalmente incapacitado para o exercício do cargo”.

Ainda de acordo com a matéria de autoria da deputada, caberá ao Congresso Nacional decidir sobre a perda de mandato do presidente em um período de até 30 dias.

“Agora bastam as assinaturas para que a Câmara dos Deputados seja responsável com o país. Com as assinaturas ninguém conseguirá barrar algo tão sério e responsável com a nação”, pressionou a deputada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.