Segunda, 12 de novembro de 2018
17 99131-2145
Geral

09/09/2018 ás 23h30

56

Maria Mandú

Guaíra / SP

Sem economia vai faltar água no fim de semana
.
Sem economia vai faltar água no fim de semana

O poço profundo da avenida 5 está parado. Um decreto de emergência foi publicado Diário Oficial do Município, no dia 4 de setembro com a finalidade de agilizar a contratação de serviços para a recuperação do manancial.


O problema é muito sério. A bomba está instalada a 720 metros de profundidade e não dá para saber se a bomba avariada, se são filtros, ou pior deterioração na estrutura  do próprio poço. O equipamento de sucção danificado, seria o melhor dos cenários, uma vez que o Deagua tem um dispositivo de reserva.


Mesmo assim, a operação de retirada é demorada e cara, demandando empresa de alta especialização.  São 120 tubos de aço de 6 metros de comprimentos atarraxados um na extremidade do outro, pesando centenas de quilos cada um.  Uma tarefa em que um potente guincho ergue o conjunto e operários desparafusam os canos, um por um.


Com decreto de emergência o Deagua já está contratando a empresa que deve executar o serviço na semana que vem.


 


FALTA DE ÁGUA


O problema é  no final de semana prolongado do 7 de setembro, se a população não economizar vai faltar água, especialmente horário de pico, das 18h às 21h, na parte mais alta da cidade, principalmente nos bairros da região do Luiz Afonso, Aniceto e Tonico Garcia.


Com a ETA – Estação De Tratamento de Água Manuel Joaquim de Almeida – no Ribeirão do Jardim e o poço profundo Alcineu Eleorodo, no bairro Tonico Garcia, a capacidade de produção e armazenamento de água do município chega aos 12 milhões de litros. Com um consumo moderado de 800 litros em média por residência este volume é suficiente sem causar transtorno a nenhum morador.


A tese do desperdício se sustenta pelo fato dos problemas com falta de água ou pressão ocorrerem somente nos horários de picos e fim de semanas. Momento em que a maior parte das pessoas está em casa.


 


AGRAVANTE


Depois de uma frente fria a tendência é temperatura subir nos próximos dias com previsão de mais de 30º graus no 7 de setembro.


“Neste momento se toda população não colaborar, teremos falta de água em algumas regiões da cidade. Lembrem-se a água que você está desperdiçando na calçada fará falta para outra família”,  afirma o diretor do Deagua, Lucas Froner de Oliveira Silva.

FONTE: Prefeitura Municipal de Guaíra - SP

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium